Páginas

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

PT's Burghs Steelers



Semanas atrás, disse pra minha mãe:
- Mãe?
- Oi, meu filho.
- Você não vai acreditar.
- O quê que houve?
Aí, metralhei:
- O Big Ben Roethlilsberger, quarterback do Pittsburgh Steelers, mesmo com pé e nariz quebrados fez uma partidaça e venceu o Baltimore Ravens, no finalzinho do quarto quarto. O Troy Palomalu aproveitou a falha do Michael Oher, um dos melhores tackles na “En-ef-el” (NFL), e fez um sack no Joe Flacco. Aí a campanha seguinte dos Steelers deu em touchdown e os Ravens só vão poder se classificar para os playoffs pelo Wild Card da “Ei-ef-ci” (AFC).
Mamãe parou de lavar a louça por um instante, olhou pra mim e disse:
- Traduz. Não entendi nada.
Não ia explicar todas as regras do futebol americano pra ela, afinal era só uma brincadeira. Mas você pode, agora, entender o basicão do esporte.
Não sei por que, mas futebol americano me lembra ascensão à presidência, primeiro mês de governo...
“Narrador: - Sejam muito bem-vindos! Começará, agora, o mais importante jogo da atual política brasileira. É a base governista contra a oposição! E você não perderá nenhum detalhe aqui no blog mais nerd de Manaus! Lembrando que você pode participar da nossa transmissão mandando email para indiosporacaso@gmail.com. O início está autorizado! O punter* do governo é o Lula. Ele só veio para dar o pontapé inicial da campanha adversária e vai sair de campo. Atenção! Lula chutou a bola pra cima. O retornador* da oposição é o José Serra. Ele segurou a bola oval e decidiu correeeer... Foi derrubado na linha de 15 jardas! O tucano não fez uma boa escolha em seguir adiante. Bom trabalho da defesa governistaaa!
Comentarista: - É. Ele deveria ter ajoelhado na end zone* e orado pedindo ajuda. Mas pelo menos a bola não caiu na cabeça dele. Vai que ele tem um traumatismo, né?
Narrador: - Sem dúvida! Vai começar o ataque da oposição da linha de 15 jardas. Snap* ... O quarterback* é Arthur Virgilio Neto, era o grande armador do PSDB no senaaaado. Foi sacado pela tackle* número 65, Vanessa Graziontin! A defesa do governo tá que tá, minha gente!
Comentarista: - Dá pra perceber que o governo montou um cerco em cima dos senadores da oposição, né?
Narrador: - É verdade! E lá vem a segunda tentativa para avançar pelo menos 10 jardas. Snap... Arthur Virgilio enxerga Aécio Neves na lateral, jogou pra ele... O mineiro recebeu a bola na linha de 25 jardas... A bola da vez da oposição é o Aécio! Quebrou um bloqueio, dois, três... Ninguém consegue marcar o Aécio! Tá na linha de 20... Na de 10 jardas... E é touchdown* para a oposição! Que corrida espetaculaaaar de Aécio Neves!
Comentarista: - Incrível, mesmo. Ele correu mais do que qualquer outro dos azuis conseguiu até agora, desde Fernando Henrique em 1994. Tá se destacando mais do que nós esperávamos antes do jogo, né?
Narrador: - Com certeza! O kicker* converte o extra point*! Oposição 7, governo 0! Agora, a equipe de defesa da oposição entra e o ataque governista também... O punter do time de azul já está se preparando. O retornador dos vermelhos também. O retornador dos vermelhos se chama... Ai, meu Deus do céu! O retornador dos vermelhos é José Sarney! Pelo amor de Deus Pai, não retorna não, Sarney, não retorna não! Não adianta, pela quarta vez seguida, ele vai ser o presidente do Senado.  
Comentarista: - Chegou um email aqui pra gente. Tá dizendo: “Tô triste com Sarney retornador! Desse jeito, o governo perde o jogo.” Quem mandou foi a Democracia Brasileira.


Narrador: - Um grande abraço pra Democracia! Ela e muitos outros brasileiros estão torcendo para o sucesso do governo, com certeza. E... Recomeça o jogo! Punt da oposição! O retornador tem que buscar a bola perto da linha de 5 jardas... Vai correndo... E é derrubado na linha de 23 jardas! É dali que o governo começa seu primeiro ataque. Vão entrar em ação o Deputado Pê-eme-dê-bista, quarterback dos vermelhos, e os principais wide receivers* da temporada, Dilma Roussef e Michel Temer.
Comentarista: - É, nos jogos desse mês, Dilma correu muito bem da discussão sobre a construção de Belo Monte, tanto que ela acha ser um bom projeto, mesmo com tanta coisa em dúvida. Mas a melhor corrida dela foi até a Argentina, na segunda-feira. Certamente, ela e Cristina têm muito a acertar nos próximos anos.
Narrador: - É verdade! E lá vem o ataque do governo! Snap... O Deputado Pê-eme-dê-bista viu Michel Temer na linha de 28 jardas... E o passe é completo, mas Temer é derrubado! O ataque terá uma segunda para 5. Vamos ver! Snap... O Deputado tá meio confuso, não sabe pra onde jogar. Tem que ser rápido pra não ser sacado... Enxergou a Dilma, que tá na linha de 40 jardas... Vai tentar o passe longoooo... Passe incompleto, Dilma não segurou a bola.
Comentarista: - O Deputado Pê-eme-dê-bista tá meio confuso. Parece que não sabe pra qual lado ele ataca.
Narrador: - Muito estranho, mesmo! Lá vem a terceira para 5! Snap... O Deputado Pê-eme-dê-bista vai tentar de novo o passe longoooo... Interceptação*! Marina Silva recupera a bola para a oposição...! E é derrubada na linha de 30 jardas do seu ataque! Pê-eme-dê-bista do céu, de que lado cê tá, rapaz?
Comentarista: - É, ele tá mais pra décimo segundo jogador da oposição do que outra coisa, né?
Narrador: - Esse é só o começo do primeiro quarto. Ainda tem muito jogo pela frente, minha gente!”

* Se você não entendeu bulhufas, acesse http://esporte.hsw.uol.com.br/futebol-americano.htm e entenda as regras do futebol americano.
** Assista ao Superbowl, o principal jogo de futebol americano, neste domingo às 18h30 no Bandsports, entre Pittsburgh Steelers e Green Bay Packers. O esporte tem crescido no Brasil e em Manaus (você sabia que existe a Associação Manaus de Futebol Americano e times como, por exemplo, o Cidade Nova Cavaliers?). Vale a pena!

Marvin Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário