Páginas

domingo, 30 de janeiro de 2011

PIM - Pólo Industrial de Manaus: O Coração da Economia Amazonense!

O pólo industrial foi implantado em Manaus, capital do Estado do Amazonas, em meados da década de 60. O governo decidiu implantá-lo na região Norte do Brasil, até então um vazio demográfico, a fim de integrar a região ao restante do país. De 2005 aos dias de hoje, em 2011, o pólo obteve um expressivo nível de desenvolvimento, tanto econômico quanto tecnológico, frente à crise que atingiu o mundo inteiro entre 2008 e 2009. Esta é uma das vantagens que a capital do Amazonas obtém, pois a solidez do PIM é o maior aliado que temos economicamente e isso não nos fez sucumbir às adversidades econômicas.

O Pólo abriga mais de 500 indústrias. Predominam as de eletro-eletrônicos, com indústrias de alta tecnologia na área de televisores e informática. Outras indústrias que contribuem muito para a geração de empregos e o desenvolvimento são as do pólo de duas rodas. Este pólo é movimentado por montadoras e suas fornecedoras de peças, e muitas destas instaladas na própria cidade.

Atualmente, o PIM tem expectativa de maior crescimento devido ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), anunciado no começo de 2007. Com ele, o Governo pretende desenvolver o plano da TV Digital.

O PIM é sediado na Zona Franca de Manaus, onde as empresas são isentas de IPI, Imposto sobre Produtos Importados, e descontos parciais no ICMS, que variam de 55 a 98%, dependendo do produto. A importância do PIM e da ZFM é grande, já que os dois juntos geram emprego para a população e com isso diminui a degradação da Floresta Amazônica. Mas ainda não paramos para pensar o que seria da economia local sem o PIM. Por isso devemos procurar e pensar em formas alternativas para gerar empregos em nossa cidade.


Japa Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário