Páginas

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Recôndito e absorto


Eu sei que esse blog não é um diário, mas tenho que fazer uma confissão: eu não sou normal. Nem um pouquinho. Na verdade sou muito louco. Aliás, sou tão louco, tão louco, que meu psiquiatra sou eu mesmo! E isso não é de hoje. Vem de muito tempo atrás. Nos últimos dias, essa doideira toda tem se acentuado pelo fato de eu ter torcido meu pé, o que significa que fiquei de cama por duas semanas isolado no quarto. Só saindo para ir ao banheiro e olhe lá. É ir uma vez por dia pra fazer logo tudo o que tem que ser feito (se é que você me entende).
Ficar trancado num quarto por duas semanas não é fácil, não. Qualquer pessoa sã fica meio atordoada. Agora, imagine como fica um maluco de plantão. É piração total! Você passa por um processo altamente arriscado de confusão mental. E tudo isso somado a “apenas” alguns quilos de anti-inflamatórios e pronto! Desde sofrer crise existencial até não conseguir dormir tentando lembrar quantas marcas de cereais existem é o que você faz. Você fala mais do que deveria no momento errado, abusa da apaixonite aguda, se irrita com picuinhas das mais irrelevantes e ainda se empolga com acontecimentos que não terão futuro nem na sua vida nem na de ninguém (e tudo, pela internet e pela TV). E não ouse escutar músicas deprimentes ou sua próxima visita será a do desejo de suicídio, ou melhor, de construir uma casa em lugar com risco de desmoronamento (seja você paraense ou não). Provavelmente, alguns dos que estão lendo esse texto já passaram por algo do tipo. Mas se alguém não, só tenho uma coisa a dizer: não torça o pé!
E por mais que você vá evoluindo aos poucos (Sacimon digivolve paraaaaa... Mancomom! Mancomom digivolve paraaa... Bípede Normalmom!), nada é melhor do que ser normal (de cabeça e de andar). E se tem um lado bom nisso tudo é que você passa a valorizar o que antes não te dava motivo para tal. Ninguém fica mais feliz depois de lembrar que anda direito. ‘’Obrigado meu Deus, porque ando normalmente!’’ Mas assim como a pobreza nos faz valorizar a riqueza, a tristeza nos faz valorizar a alegria, as músicas do Restart e do Luan Santana nos fazem valorizar a música boa e a Preta Gil nos faz valorizar a mulher bonita, um pé torcido nos faz valorizar a caminhada que se fazia todos os dias e os resquícios da sanidade mental que ainda sobraram depois dessa trajetória de imbróglios. Dramático, eu? Torça o pé, não levante da cama e veremos quem é o dramático da história. Mancomom digivolve paraaa... Dramaticomom!
Marvin, o robô depressivo. É outro Marvin, embora estive muito parecido ultimamente
O pior de tudo é que só uma pessoa tem a noção exata do que tenho passado: Guido Mantega. Sabe por quê? O “desenvolvimentista do Lula” terá a inédita missão de fazer cortes substanciais do orçamento do governo federal, junto de Miriam Belchior, ministra do Planejamento. Posso te garantir que ninguém se sente tão sorumbático quanto nós dois. Se um dia pude andar e Guido pôde “acrescentar” gastos, hoje sou manco e Guido faz cortes no orçamento. Triste, não? Ué, quem mandou torcer o pé? Quem mandou ajudar a gastar demais no último governo? O pior é que nossa presidenta não pode nem reclamar de tantos gastos dos últimos 8 anos (e principalmente dos últimos 3). Claro que não! Ou alguém duvida de que se não fossem pelos tais gastos, Dilma não estaria onde está?

Limpando a caca do passado!

O ministro Mantega tem opositores dentro da própria Fazenda e, com certeza, terá dificuldades para decidir com precisão não só sobre aqueles ajustes fiscais citados mas, junto dos seus colegas da CMN (Comissão Monetária Nacional), sobre as próximas diretrizes da política cambial brasileira, já que claramente teremos problemas com a desvalorização do dólar. Se eu fosse você, me ajoelhava e orava pelo camarada, olha, porque a situação dele não é tão confortável como já foi no passado (aí você aproveita e reza por mim também) e claro que qualquer mancada pode implicar no seu bolso, caro leitor, mesmo que tenhamos uma presidenta economista e outros bons entendedores do assunto no governo. Não tenho certeza de que Guido já enumerou Estrelitas, Nescau Cereal, Kellogs etc., mas que ele não está dormindo direito, com certeza não está. Qualquer dia desses, chamo ele pra gente passar juntos pelo Vale do Sal. Eu, manco. Ele, inquieto. Eu, recôndito. Ele, absorto.
 Marvin Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário