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sábado, 5 de março de 2011

Ponte sobre o Rio Negro



Um investimento de peso para a firmação da região metropolitana de Manaus e uma pequena importância para a economia, a ponte sobre o Rio Negro que liga a cidade a Iranduba está estagnada com suas obras paralisadas. O custo inicial do investimento no governo do então Governador do Estado do Amazonas Eduardo Braga foi de R$ 500 milhões de reais e a estimativa de término e entrega da ponte era para ser em Novembro de 2010, algo que não ocorreu por diversos problemas entre eles problemas orçamentários. 




Com todos esses fatores, a ponte foi orçada agora no início do Governo de Omar Aziz em aproximadamente R$ 1 bilhão de reais, o dobro do que foi previsto no começo das obras. Todos sabemos da importância que a construção tem para o Estado do Amazonas e que os políticos que fizeram essa obra arquitetônica acontecer são visionários e empreendedores. Um deputado do Amazonas chegou a falar que se a ponte custasse R$ 2 bilhões estaria saindo praticamente de graça e completou com a seguinte frase: “nós temos a mania de desvalorizar, de criticar o que é nosso". Outro deputado disse uma grande verdade na seguinte frase: "essa é a obra que eternizará os nomes de Eduardo Braga e Omar Aziz, assim como foi a construção do Teatro Amazonas, que projetou o nome de Eduardo Ribeiro na história."


O que temos que dar ênfase é, na real função da ponte, o que ela vai oferecer ao povo amazonense após o término de sua edificação. Quais produtos escoaremos utilizando o trajeto que será traçado pela ponte e os municípios que ela vai abranger e quais estratégias econômicas podemos utilizar para tirar proveito desse grande bem que está sendo dado?


O que sabemos é que um novo consórcio para a construção das defensas da ponte ganhou a licitação e irá gastar quase R$ 90 milhões de reais para fazer o sistema de proteção dos pilares da ponte. Outra informação dada pelo responsável da Secretaria da Região Metropolitana de Manaus, René Levy Aguiar, foi que  o processo de licitação do sistema de iluminação da ponte Manaus-Iranduba foi aberto nesta quinta-feira, dia 3. O projeto está estimado em aproximadamente R$ 14 milhões e, segundo ele, também terá possibilidade de ter o custeio reduzido. Os trabalhos deverão ter duração de três a quatro meses, começando a partir do tabuleiro da ponte.
Esta é a nossa Ponte para Terabítia, com os seus prós e contras!
                                                                                               
                                                                                                      Japa Ramos


   

3 comentários:

  1. "Esta é a nossa Ponte para Terabítia, com os seus prós e contras!" isso é fato!

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  2. Não é questão de desvalorizar o que é nosso, mas sim de avaliar a importância dos projetos. Não vejo o retorno para a sociedade dos recursos utilizados nesta ponte, excetuando-se, é claro, os ególatras e os empreiteiros.

    M. Lutero

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  3. parabems,,,,, amazonas...... merecem,,,,, morei por 7 anos em manapuru,, e hoje moro em porto seguro...

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