Páginas

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Ética, Moral e o Brasil!


Ética



O conceito básico de Ética vem do Grego Ethos que significa: modo de ser, caráter e costume. Podendo ser interpretado também levando em conta o ponto de vista grego como a morada do homem, a Ética é tudo aquilo que dá proteção e segurança aos indivíduos, que são os responsáveis pelos acontecimentos da polis (cidade). Ela se origina de leis fundadas nos hábitos que são fruto do caráter particular dos indivíduos. Mas sabemos que existem influências internas e externas que são fatores que possibilitam determinar a conduta do individuo. Já a justiça é formada pelo respeito as leis a da conduta individual de cada pessoa. Mas a boa conduta pode ser fruto de uma educação, fornecendo as regras e ensinamentos morais, orienta juízos e decisões dos homens no seio da comunidade, transmite os valores acerca do bem e do mal, do justo e do injusto e constitui-se como elemento fundamental para a construção da sociabilidade.

A educação se apresenta para manter a base do indivíduo e fazer com que ele seja um homem bom e cidadão exemplar. O direcionamento moral do homem serve de elemento complementar para a construção do cidadão no dimensionamento político. A função do ethos é promover a excelência moral, ou seja, a prática das virtudes.

A ética refere-se ao comportamento do individuo, da ligação entre o que ele deseja e o dever de cumprir uma norma, do que é o bem e de onde vem o mal, do que é correto e de tudo que não é correto, de sua liberdade e da obrigação e necessidade de respeitar o próximo. Ela mostra que tudo o que fazemos têm reflexo na sociedade e que cada homem deve ser livre e responsável por suas ações.


Moral



Moral mostra-se como o conjunto de regras, princípios e valores que determinam a conduta do individuo. Podendo ser instrumento básico para o estabelecimento de um viver em conjunto, sendo elemento fundamental para a edificação do mundo político.

O desenvolvimento moral de uma sociedade, assim como o relacionado ao individuo, não depende somente do interesse coletivo, mas também da vontade de cada um. A moral se modifica de acordo com as sociedades, a história e a cultura.

A moral determina-se como o elemento fundamental para a prática das virtudes e o exercício da cidadania e do respeito aos direitos. É o que condiciona a vida dos valores e da liberdade, responsabilidade, justiça, solidariedade, respeito e entendimento mútuo.

Relação entre Ética & Moral



Apesar de se completarem Ética e Moral se distinguem, pois, a Ética é a reflexão sobre o bem, a justiça, o que é certo e o que é errado. Já a Moral refere-se às nossas ações e condutas perante todos no mundo. A responsabilidade moral pede e necessita que do homem que ele tome decisões de forma livre e autônoma. A Ética é a reflexão do homem e a Moral é como ele age.



Política, Ética e Moral



Encontrei-me absorto ao escrever este post, pois, levei em conta uma reflexão sobre a Ética e a Moral envolvendo a política brasileira ou até mesmo a falta dela, mas refletindo como já havia comentado antes lembrei que Ética é o caráter o modo de ser do homem e a Moral é o conjunto de regras que estimulam a conduta do mesmo. Levando em consideração estes conceitos básicos a respeito desses fatores fundamentais na formação da personalidade dos homens observando também que Ética e Moral se complementam sendo uma as regras impostas e seguidas e a outra os costumes de uma sociedade, o que dizer do comportamento da maioria dos políticos brasileiros. Falando do reajuste salarial de nossos Senadores e Deputados, levando em conta o reajuste do salário mínimo. O reajuste foi de 62% nos seus próprios salários de 133,96% no valor do vencimento do presidente da República e de 148,63% no salário do vice-presidente e dos ministros de Estado. O aumento salarial provocou um efeito cascata nas assembléias Legislativas dos Estados e nas Câmaras Municipais. E infelizmente quando eu falo de maioria não falo de 60% de corruptos e 40% de honestos, eu falo de 99,9% dos políticos corrompidos e 0,01% de políticos comprometidos com o desenvolvimento da infraestrutura física e intelectual do país e da população. É uma maioria massacrante, nós sabemos, mas voltando ao pensamento sobre à ética e a moral, e como já mencionado de sua importância no comportamento social, e o fato da corrupção já ter se tornado um costume na política brasileira. Quem está faltando com a ética? Nós ou os políticos corruptos?  Todos nós? Ou nenhum de nós?

Se levarmos isso para o lado superficial de Ética e Moral a resposta é obvia e todos responderão a mesma coisa, façam essa reflexão comigo e cheguem às suas próprias conclusões a respeito disso! Mas reflitam também que não são somente os políticos que se corrompem, lembrem-se daquelas pessoas que gostam de dar o “jeitinho brasileiro” e que nos abordam com aquelas famosas indagações: ”você não pode quebrar o meu galho cara?”,“só dessa vez, parceiro”, “me ajuda aí, que eu te ajudo, compadre!”. Com isso, podemos ver que a sociedade brasileira encontra-se em um estado lastimável mas, segundo os conceitos básicos de Ética e Moral, está cumprindo com os mesmos, já que isso virou hábito e regra.


Japa Ramos

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário