Páginas

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

E o Oscar vai para…

RÁ. Pegadinha do malandro! Já que o assunto de semana passada foi filme, o dessa semana vai ser música. A ideia é ficar alternando pra ficar mais diversificado. Já digo de antemão que o filme de semana que vem vai ser um (ou mais) dos 10 indicados ao Oscar de melhor filme.

Vamos ao que interessa. Semana passada estava eu navegando em um dos fóruns da minha cantora preferida, Lily Allen, e havia um post sobre uma música em especial. O título do post era “As 10 Músicas mais gays da última década”. Aquilo me revoltou um pouco porque, apesar de conter assuntos referentes à comunidade gay, a essência da música não é de luta contra a homofobia. Não principalmente. A música em questão, Fuck You, foi escrita para o “adorado” ex-presidente dos Estados Unidos da América, Sr. George W. Bush.


O assunto em questão me trouxe à memória uma música fantástica da americana P!nk. O nome da música é “Dear Mr.President e eis aqui a letra:

Dear Mr. President // Querido Sr. Presidente
Come take a walk with me // Venha dar uma volta comigo
Let's pretend we're just two people and // Vamos fingir que somos apenas duas pessoas e que
You're not better than me // Você não é melhor que eu
I'd like to ask you some questions if we can speak honestly // Eu gostaria de lhe fazer algumas perguntas se nós pudermos falar honestamente

What do you feel when you see all the homeless on the street? // O que você sente quando vê todos esses sem-tento nas ruas?
Who do you pray for at night before you go to sleep? // Pra quem você reza à noite antes de dormir?
What do you feel when you look in the mirror? // Como você se sente ao se olhar no espelho?
Are you proud? // Você está orgulhoso?

How do you sleep while the rest of us cry? // Como você dorme enquanto o resto de nós chora?
How do you dream when a mother has no chance to say goodbye? // Como você sonha quando uma mãe não tem chance de dizer adeus?
How do you walk with your head held high? // Como você anda de cabeça erguida?
Can you even look me in the eye // Você ao menos consegue me olhar nos olhos
And tell me why? // e dizer-me porquê? 

Dear Mr. President // Querido Sr. Presidente
Were you a lonely boy? // Você foi um menino solitário?
Are you a lonely boy? // Você é um menino solitário?
How can you say // Como você pode dizer que
No child is left behind? // Nenhuma criança é deixada para trás?
We're not dumb and we're not blind // Nós não somos burros e não somos cegos
They're all sitting in your cells // Elas estão todas sentadas nas suas celas 
While you pave the road to hell // Enquanto você pavimenta o caminho para o inferno

What kind of father would take his own daughter's rights away? // Que tipo de pai tiraria os direitos de sua própria filha?
And what kind of father might hate his own daughter if she were gay? // E que tipo de pai poderia odiar sua filha se ela fosse gay?
I can only imagine what the first lady has to say // Eu só posso imaginar que a primeira-dama tem a dizer
You've come a long way from whiskey and cocaine // Você percorreu um longo caminho de uísque e cocaína

Refrão

Let me tell you 'bout hard work // Deixe-me te contar sobre trabalho duro
Minimum wage with a baby on the way // Salário mínimo com um bebê a caminho
Let me tell you 'bout hard work // Deixe-me te conta sobre trabalho duro
Rebuilding your house after the bombs took them away // Reconstruir sua casa depois que as bombas a levaram embora
Let me tell you 'bout hard work // Deixe-me te contar sobre trabalho duro
Building a bed out of a cardboard box // Construir uma cama com caixas de papelão
Let me tell you 'bout hard work // Deixe-me te contar sobre trabalho duro
Hard work, hard work // Trabalho duro, trabalho duro
You don't know nothing 'bout hard work // Você não sabe nada sobre trabalho duro
Hard work, hard work // Trabalho duro

(How do you sleep at night?) // Como você dorme à noite?
(How do you walk with your head held high?) // Como você anda de cabeça erguida?
Dear Mr. President // Querido Sr. Presidente
You'd never take a walk with me. // Você nunca deu uma volta comigo
Would you? // Você iria?

Admiro muito a Pink por ela não ter papas na língua e convenhamos que é extremamente interessante quando qualquer pessoa, ainda mais famosa, escreve algo do tipo em relação ao presidente mais impopular da história dos Estados Unidos (conforme pesquisa realizada no último ano de seu mandato). O motivo principal pra todo esse desgosto foi a invasão ao Iraque, que muitos americanos consideraram o ato um erro.


Um erro, de fato, mas um erro pensado. Vamos rever alguns fatos: 11 de Setembro de 2001. O "atentado" às Torres Gêmeas que levou à busca, sem sucesso, por Osama Bin Laden - o famoso terrorista afegão.  O insucesso da busca levantou uma "preocupação" dos EUA para com outros "inimigos": Iraque, Coréia do Norte e Irã. O primeiro dos três inimigos a ser investigado foi o Iraque. As acusações de Bush foram as seguintes: 1) o Iraque possuía armas - químicas, biológicas e nucleares - de destruição em massa que poderiam vir a prejudicar os filhinhos do tio Sam; 2) O Iraque esteve diretamente ligado ao "atentado" de 11 de Setembro; 3) O Iraque tinha ligações com a Al-Qaeda. Sendo assim, a ONU foi convencida a investigar todo o armamento controlado por Saddam Hussein. Resultado: nenhuma arma de destruição em massa foi encontrada. Então, o querido Sr. presidente resolveu ignorar o resultado da busca feita pela ONU, pediu ajuda à Inglaterra, Itália, Espanha e Austrália, e declarou guerra contra o Iraque, bombardeando-o. Logicamente, o Iraque foi derrotado em pouco tempo e Saddam Hussein saiu do poder, sendo capturado e executado algum tempo depois. A captura e execução de Saddam Hussein conseguiu tirar um pouco da atenção sobre o sumiço de Osama Bin Laden, mas uma coisa incomodou bastante gente naquele tempo: nenhuma arma de destruição em massa foi encontrada no Iraque pelas tropas norte-americanas. Algum tempo depois da ocupação, acessores da Casa Branca foram à televisão e declararam que não possuíam provas concretas das acusações feitas.

George W. Bush saiu do poder como presidente mais impopular da história dos Estados Unidos, como foi dito antes. Em seu lugar, o povo norte-americano elegeu Barack Obama, o primeiro presidente negro dos Estados Unidos da América (c-c-c-c-combo breaker!).


Uma das promessas de Obama era por fim na guerra contra o Iraque e assim fez. 

"Esta noite estou anunciando que a missão de combate americana no Iraque terminou. A Operação 'Liberdade Iraquiana' terminou e o povo iraquiano tem agora a responsabilidade primordial pela segurança em seu país".


Bom, o governo do Obama é outra história, então, a aulinha de história termina por aqui. Voltando ao querido Bush. Foram 7 anos de conflito com o Iraque, 100 mil iraquianos mortos e cerca de 4 mil soldados americanos mortos por conta de acusações sem provas concretas. Curiosamente, o Iraque possui mais de 115 milhões de barris de petróleo e, na época, pretendia substituir o dólar pelo euro nas transações petrolíferas. Coincidência? Foram cerca de 104 mil mortes por questões inteiramente econômicas! Dá até um certo alívio saber que o sucessor escolhido por Bush, John McCain, não conseguiu se eleger, mas quantos políticos podem seguir os passos de Bush? Quantos vão conseguir se eleger? Dá um certo frio na barriga pensar no que está por vir. Não me refiro ao Obama, mas aos que virão depois dele. "Ah, mas ninguém votaria neles". Eu não teria tanta certeza. Há políticos extremamente sofista, persuasivos e que ganham o povo na lábia. Não dá pra negar que os norte-americanos (brasileiro é americano também, ora) gostam de ser a potência mundial e farão o possível pra que continue assim, já que outras potências estão ganhando força. O que me resta é desejar e esperar o melhor sempre e que, também, não inventem de vir atrás da Amazônia. 


"A política dos Estados Unidos é apoiar a expansão dos movimentos e instituições democráticas em todos os países e culturas, com o objetivo último de pôr fim à tirania em nosso mundo." George W. Bush

Jess Freitas



Um comentário:

  1. Caramba Jessy, gostei tanto do seu post, na verdade do blog como um todo. Muito bom mesmo!

    ResponderExcluir