Páginas

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Taí a influência!

Em 2011, as estrelas irão ofuscar a tristeza de não jogar no Maracanã, mas a válvula de escape chamada Estádio Olímpico João Havelange irá funcionar depois de ter apresentado o desfecho do espetáculo tricolor em 2010. Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, cada um com seus respectivos objetivos em 2011 entram no desafio para aumentar seus números, que é o que permanece nas rodas de conversas com o passar dos anos.

Sinal verde para o Campeonato Carioca 2011. O que isso tem a ver com a gente? Muita coisa. Para começar, vamos entender o que acontece por aqui.
O campeonato amazonense (isso mesmo, de letra minúscula),que antigamente tinha uma grande tradição no Estado e fazia lotar o antigo Estádio Vivaldo Lima (Vivaldão), há algum tempo se encontra em precariedade extrema, digamos que é insignificante perante a um cenário nacional visível de tradições. As causas básicas são óbvias; corrupção interna (externa e em todos os lados) e falta de investimentos. Entretanto é de se espantar que tivemos 94 edições e que o campeão da última edição seja de Itacoatiara (Penarol). Para os jovens de nossa época, procuremos em nossa memória e podemos lembrar do Tufão (São Raimundo) que conseguiu nos dar algumas alegrias. Eu mesmo vi o Tufão sendo Tricampeão da Copa Norte de 2001. Emocionante ou tosco?
O Nacional foi o primeiro a participar a série A do Campeonato Brasileiro (1972), entretanto, venceu apenas 4 vezes dos 25 jogos e depois de cairda série A, a torcida sumiu junto com o futebol. Segundo a melhor amiga do estudante (Wikipédia), a cobertura exagerada da mídia para clubes de outros estados e a falta de investimento levou o Leão da Vila Municipal para o buraco.

Desvalorizado porém brevemente com um estádio espetacular (FOTO), resta ao futebol amazonense lotar o SESI (capacidade de 5000 pessoas) para ver Jardel jogar. OU???? Ligar a nossa querida Rede Globo que nos mostra todo o ano o Campeonato Carioca (isso mesmo, de letra maiúscula).  Taí a influência! Podemos ver em nossa cidade inúmeras lojas do Flamengo e Vasco, torcida organizada dos 4 grandes do Rio e procure que você achará de clubes paulistas e até do Chelsea (Inglaterra)!! Desse jeito, é díficil discutir sobre sentimento regionalista assim como é díficil achar nas lojas uma camisa de um time do nosso próprio estado.


Observe, não estamos sozinhos nessa carioquização, mais 13 estados sem contar com o Rio assistem o mesmo campeonato. (FOTO)
Cada um com seus diferentes problemas e com um refúgio comum.

Tchau, Saudações Tricolores.

Kako Menezes.

3 comentários:

  1. Parabéns a vocês pela iniciativa do blog, estarei acompanhando, não parem!

    ResponderExcluir
  2. Marco, aqui é o Alan do Cel lembra?
    gostei da idéia cara, gostei do blog
    Se me permite acrescentar algo a este post, digo que os torcedores dos times amazonenses são causas junto com a falta de investimento e a suposta corrupção da situação em que se encontra o esporte no estado. O torcedor amazonense não valoriza o futebol local; comparando com nosso vizinho Pará, a exemplo de Remo e Paysandu, não importa em que divisão estes times estarão, seu público ainda será proporcionalmente grande. Portanto, ao meu ver além de criticar o futebol local, nós como amazonenses devemos fazer nossa parte, dando um maior suporte como torcedores. :D
    Abraços, desculpa qlqr coisa

    ResponderExcluir
  3. Alan, você está absolutamente certo. Mas concorde com a gente que não dá pra ir no SESI assistir a um jogo dos times manauaras, como estão nesse momento. O espetáculo tem que ser bom, se não não é futebol. Parece um ciclo em que ninguém vai ver porque a qualidade técnica do futebol é fraca, mas a qualidade tbm não melhora pq ninguém vai, né? Mas se os investimentos fossem aplicados de maneira correta já estaríamos em outro patamar, sem dúvida.
    Obrigado pela participação, Alan! Volte mais vezes. Ah e o Marcus que estudou com você é o Marvin. Abraço!

    ResponderExcluir