Páginas

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Alerta Vermelho - Concreto x Abstrato 2 - Heróis

 
Segundo Round para Concreto x Abstrato. 

Daqui, você não levará nada. Estou falando quando você morrer. Já é a nona vez que você ouve isso e a décima você vai ouvir (ler) e entender. Somos consumistas, capitalistas e blá blá blá, isso você já leu por aqui inúmeras vezes. Minha lavagem cerebral é de graça, mas a conversa por aqui nunca é completa.

No grupo do concreto, estão nossas casas, nosso carro, nossos mimos e acumulações.
No grupo do abstrato estão nossos ideais, planos, sentimentos e nossa história.

Com cada um em sua história, perspectiva e condição de vida, temos uma coisa em comum, não ficamos quietos e jamais ficaremos. Lutamos vários anos para conseguir sombra e água fresca e muitos ficam pelo caminho. Adoro frases clichês e conselhos antigos. Dentre eles está minha admiração por aqueles que enfrentam a vida como se cada dia fosse o último. A felicidade está no caminho e não no fim. Felizes daqueles que entendem isso.  

Respondendo a questão levantada na primeira parte deste post. O mundo neste momento, julho de 2011, precisa de heróis, e não é para salvar os EUA da crise ou para provar a morte de Osama. Heróis são as pessoas simples que dão sem querer nada em troca, que pensam nos outros e não no concreto.

Se a faculdade ou o emprego que você exerce vai colaborar para você plantar alguma coisa boa no mundo, você contribui, se você quer ganhar muito dinheiro e o que importa é somente isso, deseja profundamente comprar aquele sofá espetacular, você está realmente atrasado para sentar-se e curtir os espetáculos que já estão passando na televisão desde o início do pós-modernismo. Não me diga que você não acha massa aquele furacão passando pelo leste dos países. Você não me convence! Sua TV LED da última geração consegue definir todos os detalhes do terremoto e tsunami japonês? Que massa hem!! Que sofazão, que vida, que espetáculo, o mundo é dos espertos né? 

Meio ambiente pra quê? Temos é que trabalhar e levantar muitos prédios, soltar muita fumaça, pois a camada de ozônio já era mesmo! Entupir a cidade de carros e atropelar essa galera que anda promovendo o uso da bicicleta! Comer a carne lá do Mac que matou um boi que quando peida ou morre libera mais gases tóxicos que o carbono.  Temos que comprar revista erótica e ver como a “photoshopada” é melhor que a sua mulher! Temos que comprar pirata que é mais barato pô! Que se dane o cantor e toda essa joça chamada cultura. Temos que encher a cara até esquecer todos esses problemas inclusive os familiares, porque temos lábia para reclamar, pois resolver é coisa para patetas! Temos que pagar um Ipod que custa mais que um salário mínimo e enfiar no ouvido porque conversa é coisa de velho!!! Temos que trabalhar até de madrugada sem dar ouvidos para ninguém pois o que importa é dinheiro, dinheiro para comprar a melhor casa, melhor carro, melhor camisa, melhor perfume, porque isso nos traz... nos traz... nos traz... depois disso tudo o que se faz?

Pausa na ironia.

Entendeu agora a necessidade desses heróis? Herói não é aquele que abre mão de tudo isso, mas sabe de desprender das armas da propaganda, do capital, aquele que pensa a longo prazo, que pensa no próximoe não somente no seu umbigo.  Aqui entre nós, estamos longe de sermos heróis. Não vou pedir desculpa porque estou incluso.

Acomodados e hipnotizados, lá vamos nós, rumo ao sofá espetacular.

Kako Menezes



Nenhum comentário:

Postar um comentário