Páginas

terça-feira, 8 de março de 2011

Samba, palhaço! Samba!



Tio Samba: "eu quero você! Hahahaha"

Que tipo de pessoa você é? Das que gostam e curtem o carnaval? Das que gostam, mas não curtem o carnaval? Ou das que nem gostam nem curtem o carnaval?
Calminha! Não pense na resposta ainda.
Que tipo de pessoa você é? Das que gostam e se interessam por política? Das que gostam, mas não se interessam por política? Das que se interessam, mas não gostam de política? Ou das que nem gostam, nem se interessam por política?
Se você não gosta de política, mas curte uma boa farra de carnaval, eu tenho uma boa notícia pra você: a Câmara dos Deputados começou seus trabalhos da maneira mais bizarra possível, com um desfile de carnaval.
Onde estão as alas das tiazinhas baianas, a rainha da bateria, o mestre-sala? Ah! Esse desfile é completamente diferente!
Pra começar, as “comissões de frente” do meio ambiente têm ruralistas no comando, é mole? Não que os ruralistas não devam participar. É óbvio que devem, mas tê-los no comando dessas comissões é pedir para não evoluir na economia sustentável. Pelo bem da coerência, uma Câmara de Negociação vai discutir o Código Florestal. Destoa, não? Mas não tenha pressa, o melhor ainda vem por aí.
Com certeza você já deve ter se irritado ou, no mínimo, se incomodado com algum distúrbio que a política brasileira tenha apresentado. Evidentemente, os recentes casos do mensalão, do mensalinho e os inúmeros casos de “caixa dois” pelo Brasil afora revoltam qualquer um que ainda acredita na democracia. É impossível, por exemplo, não se coçar de agonia depois de ser informado de que Paulo Maluf integrará a comissão de reforma política da Câmara dos Deputados, ou ainda, que João Paulo Cunha presidirá a comissão de constituição e justiça. É a Velha Guarda na passarela! Você não está doido, é isso mesmo! João Paulo Cunha, que responde à Justiça, será “representante do povo” na comissão de constituição e justiça (fiz questão de repetir). Por mais que o deputado petista prove sua inocência (ainda no caso “mensalão”), é imprudente elegê-lo para uma comissão dessas. É algo tão paradoxal quanto “comprar” uma blusa com a imagem do Che Guevara em sua homenagem .
Alegoria Maluf

Pior que a atitude de vários brasileiros de ter votado nesses políticos é a de colocá-los nessas comissões, que nós esperamos, é claro, que tenham resultados positivos. A reforma política é discutida no Congresso há vinte anos, mas até agora não passou de carro alegórico, fantasia. Pouquíssimas das mais de 200 propostas foram aceitas e implantadas. Fatores como os desvios de dinheiro de campanha eleitoral e os chamados partidos de aluguel precisam acabar urgentemente. Enquanto alguns acham que o momento da reforma política já foi, muitos têm a convicção de que não há mais tempo a se perder e é fundamental promovê-la o mais rápido possível. Além de a democracia ser contestável na atual forma de eleição de deputados por proporção nas legendas, ainda tem o fator “corrupção” que, embora seja difícil de acreditar, pode piorar no Brasil.
Mas não pare de dançar! Acredite no país e cante comigo a Lógica do Palhaço Generalizada: "Eu sou braaaasileiro! Brasileiro vooota mal! Então, não voto direeeeito! Minha preocupação maior é o carnaval!"
Marvin Bessa

2 comentários:

  1. vc é um grande homem admiro vc em tudo meu amigo....serei presença constante aqui no site...pensei que era vírus quando via no orkut...gostei muito...sou uma pessoa que no carnaval vai para o campamento jovens incendiados....que é um tanto mais triste sem vc!!!!

    ResponderExcluir
  2. Wow! Belo tapa na cara (pelo mesnos foi assim q senti o texto)...texto bem áspero mas cheio de verdades.

    ResponderExcluir