Páginas

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Dois coelhos com uma cajadada só

As autoridades mundiais estão sob protestos de todos os lados


Claro que você constantemente passa por dilemas na sua vida, não tenho dúvida. Muitas vezes, temos que fazer uma escolha em detrimento de algo importante pra nós. Isso é normal. Agora, imagine quando um presidente, primeiro-ministro ou qualquer que seja seu tipo de cargo de chefe do governo precisa tomar decisões fundamentais em direções aparentemente opostas. Insisto: “aparentemente opostas”.

Me mostro um campeão em dizer o óbvio, ao lembrar a você de que o mundo está em crise econômica. “Ah, então vamos juntar todas as nossas forças para resolver os problemas dos empregos e dos salários, dos ajustes monetários e investimentos sem dar margens a inflações, e dos ajustes fiscais (difíceis, pelas constantes ‘necessidades’ de utilização da máquina do Estado em função de eleições, como nos EUA  e na França)!”

OK, essa “união” mundial é muito bonitinha e tal, mas... e o aquecimento global, hein? Entenda a questão, se você não enxerga ligação entre as duas preocupações, com as seguintes informações: o Conselho da União Européia decidiu na sua última reunião, há um mês, participar do Protocolo de Kyoto apenas até 2020, já que os Estados Unidos não são signatários do acordo; além disso, chineses só fecham acordos ambientais caso os americanos assim o fizerem. Tudo isso por razões evidentes.

Ou seja, estamos à mercê “deles”. E como bem sabemos, meus amigos, Obama e seu país estão numa situação dificílima de recuperação e máxima atenção... na economia. Não é interessante para o seu projeto de reeleição dar as costas sequer um momento para os bolsos dos americanos. Quer dizer, se tem um país de quem a saúde ambiental do planeta não poderia depender, certamente são os Uniteds.

Nós também sabemos que o melhor caminho é a sustentabilidade, mas qualquer que seja o investimento nesse sentido, em nível nacional, deve sair muito caro e as autoridades mundiais de que tanto falamos não se mostram capazes de conciliar soluções para os dois problemas (viva o populismo!). Na minha humilde função socrática, pergunto: como matar dois coelhos com uma cajadada só?

Comédia MTV: Carnaneve


Sugestão sustentável do dia: é impressionante como uma ideia que escutamos desde o maternal as vezes não entra na cabeça. VAMO ECONOMIZAR ÁGUA E ENERGIA, MEU POVO! Deixa de ser trouxa, que você só perde com isso: paga mais agora e alguém paga o pato no futuro!

Marvin Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário