Páginas

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Manaus x Internet - Capítulo 1

Tudo tem um porquê. A cidade de Manaus justifica seu atraso tecnológico através de fatos concretos. Desculpas baseadas nas análises estruturais. A geografia não contribui. Estamos isolados! Entendamos:

Descartemos a internet dos barulhinhos bizarros, a antiga Internet discada. A banda larga salvou os manauenses do pesadelo para o bolso daqueles que precisavam do mundo digital. Nos anos 2000 Manaus eleva os serviços da sua única operadora* de Internet à categoria "monarquista". O monopólio iria durar muitos anos até outro louco dar as caras por aqui. A famosa internet de 100kbps, entenda esse número ridículo dividindo-o por 8 e terá a velocidade de download**. Não pretendo subestimar os tempos antigos, afinal, estamos evoluindo, entretanto, é importante lembrar o martírio que era baixar um arquivo digital, seja uma música, uma foto. Até documentos doc. (Word) tínhamos que esperar vários minutos. Porém a novidade que comandava sozinha o ramo na cidade, oferecia o privilégio do acesso à Internet sem ocupar o telefone, incrível hem?
Logo depois ela evoluiria oferecendo planos de 150 e 200, com seus respectivos preços absurdos.

Ao contrário dos que muitos pensam, surge em meados de 2003 a empresa com uma letra a menos, detentora de planos para celular e que mantém relações amorosas com o filho do ex-presidente. Ela oferecia alguns "kb à mais" para "kbar com nosso bolso de uma vez por todas". Era impressionante o absurdo. Um assalto. Uma Internet de 600 kbps que um cidadão de São Paulo teve na década passada, custava mais de 500 reais. Para esclarecer minhas comparações, vamos logo para os dias atuais, afinal, foram nos últimos 3 anos que as alternativas significantes apareceram.

Hoje, se você acessar o site da nossa NET-A, verá que temos a felicidade de poder contratar a Internet dos sonhos do manauara, aquela que você consegue ver o Youtube sem esperar, que nos faz sentir digno de navegar na web. Porém, a condição estabelece limites e prioridades. Quem tem dinheiro, conhece o sabor, quem não tem, procure um modem. Claro né? Agora, observe. Com o preço da nossa Internet de um 1 Mega, poderíamos contratar a internet de 20 Megas em Sampa. Exato! A terra da garoa está 20 vezes na frente do coração da floresta. Isso nos meus humildes cálculos.
Mas seria injustiça minha comparar nossa terra ainda crescente com o coração do Brasil! Até porque é um problema comum na nossa região. Peraí! Para Belém não! Esta questão fica para o capítulo 2 pois eles têm vantagens.
Todavia, contam pelos becos que uma novidade chega por aí, como sempre em Manaus, alguma coisa está chegando e as possibilidades são muitas e todas. Viva a fibra ótica? Chegou pela Venezuela? Será verdade? Ou será mais uma empresa de satélites nos iludindo? Será a empresa das duas letras dando a cara novamente como possibilidade para o alívio do nosso bolso? Será a revolução da nossa internet popular? 
A publicidade poderosa está avisando. Corra enquanto é tempo, pois depois que todo mundo entupir o presente do ano, eles vão culpar a infraestrutura. Afinal, estamos ilhados.

Continua...
* Explicitamente, evitei mencionar os nomes das empresas.
** Se você possui um plano de 250 kpbs, sua velocidade de Download, que é a informação que importa, atinge no máximo 30KBPS. A internet de 1 Mega em Manaus atinge 128KBPS

Kako Menezes


Nenhum comentário:

Postar um comentário