Páginas

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Alerta Vermelho - Medrosos ou prudentes?





Acusei a ausência de heróis como um valente justiceiro sedento de mudanças, cabe agora ver o outro lado da moeda. O Sr. Porém e o poder dos vilões.

Foi mostrado no último alerta, o poder que a mídia tem sobre nosso cotidiano e nosso comportamento e também foi apresentado que podemos mudar, pois temos o poder de escolha que muitas vezes esbarra na acomodação, no descaso, no desinteresse e na vergonha do ser e fazer.

O nosso papel no combate à corrupção seria obviamente denunciar todas as ilegalidades que presenciamos ou apenas constatamos. Não é preciso estudar muito para enfrentar esses problemas, muito menos ter dinheiro. O que se precisa é de coragem. Essa é a receita da missão.

Entretanto, acredito que ainda que esse mundo esteja cada vez mais egoísta e desconfiado, existe amor e zelo pelas famílias e é aí que se encontra o Sr. Porém. Preferimos ser medrosos e nos calar perante o público, tendo que engolir nossas denúncias e injustiças do que correr o risco de ameaçarem as pessoas que ainda temos e amamos, estou errado? Isso é um fato, juízes que resolvem fazer justiça, procuradores, policiais, entre outros sabem que é um risco certo. Combater a corrupção é para alguém que não tem nada a perder. Está aqui a dificuldade de se encontrar os heróis pelo mundo. Os vilões são cruéis, eles mandam matar, e não há nada pior que viver perseguido.

Juiz condena 114 e vive preso no Fórum
“De Ponta Porã, no Mato Grosso do sul, fronteira com o Paraguai, me chega a história do juiz federal Odilon de Oliveira que, depois de condenar 114 traficantes, foi ameaçado de morte e agora vive preso”
Clique aqui para ler a matéria na íntegra


Diante dessa discussão, cabe a nós verificarmos o que ganhamos e o que perdemos; quem ajudamos e quem prejudicamos. O fato é que o filme citado nos apresenta uma questão interessante: Para quem fazemos isso? (fala de um policial). 


O filme Tropa de Elite 2, neste aspecto, demonstra uma realidade, uma história espetacular e que prova que o sistema atinge quem você mais ama. 


Se grande parte de ricos brasileiros estão nessa condição financeira alcançada por meios ilícitos, principalmente os políticos, para quem a polícia serve? A classe média brasileira talvez mereça uma atenção especial nesse contexto, embora tenhamos a noção de que essa própria classe se encontra imersa em problemas. Umas são estáveis, outras não. As drogas, a falta DA educação, a negligência e a imprudência de muitos jovens não nos permite definir. Seria até errado generalizar uma vez que tantos pobres como ricos tem suas exceções.

Independente dessa investigação pessoal, nosso problema atual brasileiro é a falta de educação como política de estado. A corrupção é mera consequência. O Brasil há de ser uma potência mundial, no entanto, o país continua beneficiando uma classe elitista desde os tempos de colônia, e continua produzindo humanos sem educação e altruísmo.

Brasil, um país de poucos.

 


"O homem prudente não diz tudo quanto pensa, mas pensa tudo quanto diz."
-- Aristóteles

"O medo tem alguma utilidade, mas a covardia não."
-- Mahatma Gandhi

Kako Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário